O tapete ideal para o seu apartamento

Os tapetes são uma ótima maneira de adicionar estilo e conforto a qualquer cômodo do seu apartamento. 

Acredita-se que os primeiros tapetes foram criados no Irã. E hoje, com tantas opções diferentes disponíveis, pode ser difícil saber qual é o melhor para cada ambiente. 

O Union 511 preparou um guia que vai explorar a história, bem como os tipos de tapetes e onde devem ser utilizados. 

Você é #timetapete? Então leia até o final!

Tapete: origem e história

O tapete foi criado há cerca de 2.500 e era produzido com materiais de lã, seda e algodão, pois a finalidade era proteger as pessoas do frio. 

A origem exata é difícil de ser determinada, já que esses materiais não resistem ao tempo.

Com o passar dos anos os tapetes se transformaram em objetos de arte e decoração, podendo ser encontrados hoje em diversos tamanhos, formas, materiais, cores e estilo.

Tapete e decoração

Tapetes trazem benefícios estéticos e práticos, acrescentam calor e textura ao ambiente e podem até ajudar a reduzir os níveis de ruído. 

Eles podem ser utilizados para definir zonas dentro de um cômodo, como uma área de sala de estar ou de jantar, por exemplo. 

Eles ajudam a preservar o acabamento do piso e a evitar riscos e arranhões, prolongando sua vida útil. 

Ao escolher um tapete é importante considerar, não apenas a aparência, mas também a funcionalidade, a durabilidade e a manutenção do tapete escolhido. 

Deve-se considerar o espaço disponível no ambiente e a disposição dos móveis. Se for muito pequeno, ele pode parecer desproporcional e não cumprir o seu papel de unificar o espaço.

Para a sala de estar, por exemplo, ele deve ser grande o suficiente para que os pés dos móveis fiquem sobre ele, como o sofá, as poltronas e a mesa de centro.

Para os quartos, o tamanho deve permitir que os pés da cama fiquem sobre ele, criando uma sensação de conforto e aconchego. 

É importante lembrar que ele não precisa necessariamente cobrir todo o piso do ambiente. 

Em alguns casos, um tapete menor, como um tapete de passagem, pode ser suficiente para dar um toque de cor e personalidade ao ambiente.

Tipos de Tapete e Onde Devo Usá-los

Existem diversos tipos de tapetes disponíveis no mercado, cada um com suas características para diferentes espaços e necessidades. 

Conheça alguns dos principais materiais e formatos, e onde você deve usá-los:

Materiais

  • Sintético: 

Os tapetes sintéticos são produzidos a partir de materiais como o poliéster e o nylon, e são conhecidos por sua resistência e durabilidade. 

Eles são ideais para ambientes com grande circulação de pessoas, como corredores, e também para espaços frequentados por crianças e animais de estimação, pois são fáceis de limpar.

  • Fibra Natural: 

Os tapetes de fibra natural, como o sisal, juta e algodão, são ótimos para ambientes mais rústicos e informais. 

Eles são confortáveis, resistentes e possuem um aspecto mais rústico e artesanal.

  • Antialérgico: 

Os tapetes antialérgicos são produzidos com materiais que não acumulam ácaros e outros agentes causadores de alergias. 

Eles são indicados para pessoas que sofrem com problemas respiratórios e para ambientes onde há muita poeira, como quartos e salas de estar.

Formatos

  • Retangular:

Este formato é o mais versátil, podendo ser usado em vários ambientes, desde a sala de estar até o quarto. 

  • Quadrado:

Formato menos comum, mas pode ser uma boa opção para ambientes menores, como quartos e home offices. 

  • Redondo:

É uma opção moderna e diferente, sendo indicado para ambientes mais descontraídos, como salas de estar, varandas e quartos infantis. 

Além desses formatos, existem ainda os tapetes em formatos mais irreverentes, como em forma de animais ou objetos, que podem ser usados em ambientes mais descontraídos e descolados.

A busca pela personalização hoje é facilitada por fábricas que permitem customizar tanto as formas, quanto a combinação de cores de tapetes. Modelos de formas orgânicas e coloridas ou formas desenhadas por artistas plásticos foram incorporadas aos catálogos, trazendo ainda mais exclusividade na escolha da peça.

Embora possa parecer desafiador, escolher o tapete ideal para cada espaço do apartamento é possível com as informações certas. Dessa forma, você pode fazer uma escolha que combine conforto, beleza e funcionalidade.

Com certeza, seu apartamento ficará ainda mais bonito e aconchegante com a escolha certa de tapete.

Se você quer continuar aprendendo mais sobre decoração, com dicas práticas e atuais, é só acompanhar o Residencial Union 511 no Instagram.

Um apartamento para cada momento: como escolher um?
Aqui você pode expandir as possibilidades do seu jeitoQuem sonha em ter a casa própria idealiza cada cantinho do seu novo lar. Espaçoso, tecnológico e aconchegante são alguns pontos que fazem toda ...
Union 511 e Noroeste: 05 motivos para viver aqui!
Confira as vantagens de começar sua vida no bairro mais jovem de Brasília. Apex e Jarjour Empreendimentos são referências em Brasília, com mais de 100 projetos imobiliários concluídos. Juntas, alin...
Taxa Selic: o corte deve continuar sendo de 0,5 ponto nos próximos meses
O Banco Central manteve sua postura e fez poucas alterações na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), realizada nos dias 30 e 31 de janeiro. Na reunião, o Copom decidiu, ...
Shopping Basket